home AES Brasil, Notícias Programação 15o. Congresso de Engenharia de Áudio

Programação 15o. Congresso de Engenharia de Áudio

 

 

PALESTRA 1:

Título: Análise Modal para Projeto de Estúdios de Gravação e Salas para Prática Musical

Resumo: Apresentação preliminar conceitual de modos de vibração, ondas estacionárias e método para distinguir na plotagem final modos axiais, tangenciais e oblíquos. Introdução a parâmetros básicos e métodos para obtê-los, para análise modal. Interpretação do comportamento do som em uma sala a partir da relação entre comprimento de onda e as dimensões do local, caracterizando quatro regiões básicas e o impacto das sequencias de frequências dos modos no equilíbrio das alturas musicais percebidas. Elementos de design para determinar as dimensões de uma sala em função de métodos de predição da resposta modal. Técnica de design para evitar problemas decorrentes da progressão irregular da densidade modal. Pratica de simulação por elementos finitos, interpretação dos resultados obtidos e leitura crítica dos mesmos.

Palestrante: José Augusto Mannis / Unicamp

Compositor, performer eletroacústico, sound designer, professor universitário e pesquisador. Idealizou e implantou no Brasil o Centro de Documentação de Música Contemporânea. Atuou musicalmente junto a formações de grande destaque, tendo realizado concertos nos mais prestigiosos festivais e salas de concerto da Europa. Desenvolve pesquisas no campo da música, acústica, engenharia de áudio e da ciência e tecnologia aplicadas à música, incluindo biblioteconomia, acústica de salas e bioacústica. Estudou na Faculdade de Engenharia Industrial, no Instituto de Artes da UNESP, Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, Universidade de Paris VIII (mestrado, 1997) e Unicamp (doutorado, 2008) onde ensina composição, contraponto, áudio e acústica, e concluiu em 2017 Pós-Doutorado pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD CAPES junto ao Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF em Niterói – RJ. Lidera atualmente projeto de pesquisa aprovado pelo Edital Universal do CNPq “Desenvolvimento de sistema de reprodução sonora multicanal com imagem sonora horizontal em 360º aplicado a música, artes sonoras e bioacústica” desenvolvido no LASom – Laboratório de Acústica e Artes Sonoras do Depto. de Música do Instituto de Artes da Unicamp em cooperação com a Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard – FNJV/Unicamp, o Laboratório de Sinais, Multimídia e Telecomunicações – SMT/COPPE/Poli/UFRJ, Escola de Música/UFRJ, Instituto Villa-Lobos/UNIRIO, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes/IACS/Universidade Federal Fluminense – UFF. Coordena desde 2014 o Convênio de Cooperação entre a Unicamp e o Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris. É membro da Academia Campineira de Música, Audio Engineering Society, Sociedade Brasileira de Acústica, Sociedade Brasileira de Computação, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Associação Brasileira de Educação Musical e Aliança Francesa de Campinas.

 

 

PALESTRA 2:

Título: Assisted audio separation tools with applications in audio restoration (Ferramentas para separação assistida com aplicações em restauração de áudio)

Resumo: A maior parte das ferramentas de separação de áudio são projetadas para trabalhar de forma automática, o que gera algumas limitações em seu desempenho ou as faz falhar por completo em casos difíceis. Nesta palestra é discutida uma abordagem assistida para separação de áudio, enfatizando que tipo de informação de guia pode ser informada facilmente às ferramentas de separação a fim de explorar ao máximo o seu potencial. Isso pode ser uma estratégia poderosa para aplicações tais como restauração de áudio. (Material em inglês, apresentação em inglês ou espanhol.)

Palestrante: Prof. Pablo Andrés Cancela-Aresqueta / Universidad de la República, Uruguay

Pablo Cancela recebeu seu grau em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da Facultad de Ingeniería (FI) da Universidad de la República (Udelar), Uruguay, em 2002. Recebeu seu título de PhD em Engenharia Elétrica também da FI em 2016. Trabalha no Grupo de Procesamiento de Audio do Departamento de Engenharia Elétrica da Udelar desde 2001, atualmente como Professor Adjunto. Seus principais interesses em pesqusa incluem Processamento Digital de Áudio e Aprendizagem de Máquina.

 

 

PALESTRA 3:

Título: Transformada de Hilbert

Resumo:

Neste trabalho, que aborda a Transformada de Hilbert, serão discutidos importantes temas a ela relacionados e enumeradas algumas aplicações, onde costuma ser utilizada.

Sempre que é desejado um completo entendimento de um sinal, ou de um sistema, são necessárias duas informações para se passar de um domínio para outro. Como exemplos (entre outros) de duas informações, podemos citar: magnitude e fase; magnitude e a parte real; fase e a parte imaginária; polos e zeros; magnitude e a informação, nos casos de fase mínima; fase e a informação, também nos casos de fase mínima. Nestes dois últimos casos, em particular, podemos citar uma importante aplicação da Transformada de Hilbert: a obtenção da fase a partir da magnitude, ou da magnitude sendo conhecida a fase, ou seja: em casos de fase mínima existe uma relação biunívoca entre magnitude e fase e a relação é dada por essa Transformada.

 

PALESTRA 5:

Título: Alto-Falantes e Caixas Acústicas

Resumo:

– Capacitar o participante a entender os circuitos equivalentes de alto-falantes e caixas acústicas e a utilizar corretamente os parâmetros de Thiele-Small na análise e síntese de caixas acústicas e alto-falantes;

–Levar o participante a conhecer e utilizar corretamente os transdutores e caixas acústicas usados em sistemas de som profissionais;

–Capacitar o participante a entender as especificações presentes nas fichas técnicas que acompanham os produtos profissionais;

–Capacitar o participante no projeto de caixas acústicas utilizando software e tabelas.

Palestrante: Homero Sette Silva / IAV

Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Federal Celso Suckow da Fonseca (atual CEFET-RJ) em 1967. Engenheiro de Operação em Eletrônica pela Associação Universitária Santa Úrsula (atual Universidade Santa Úrsula) em 1973. Licenciatura em Eletrônica, Eletricidade e Análise de Circuitos pela Universidade do Estado da Guanabara (atual UERJ) em 1974. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Ceará em 30/07/85.

Trabalhou na ITT Comunicações Mundiais (1968-1971) e no Planetário do Estado da Guanabara (1971-1974); lecionou no CEFET-RJ (1971-1980), na Universidade Santa Úrsula (1974-1980), na Universidade do Estado da Guanabara (posteriormente UERJ) (1975-1977) e no Departamento de Treinamento da EMBRATEL (1977-1983); atuou como consultor da Eletrônica Selenium S. A. (1994-2009) e da Studio R (2011-2013); foi Gerente de Projetos da Kras Audio Solutions (2009-2013) e da ETELJ (2012-2013) e Gerente de Desenvolvimento e Aplicação na 4VIAS (2014-2016); é professor do Professor do Curso de Eletrônica Aplicada ao Áudio, no IAV, desde 2014.

Autor de 457 trabalhos publicados (Reasearch Gate) e do livro “Alto-Falantes e Caixas Acústicas pelo Método de T-S”, 1996; tradutor dos livros: “Caixas Acústicas e Alto-Falantes”, de Vance Dickason, 1993, e “Sistemas de Som para Igrejas”, de Lonnie Park, 2007; autor de centenas de projetos de caixas acústicas profissionais; responsável por centenas de cursos de treinamento em alto-falantes e caixas acústicas, ministrados no Brasil e exterior; referência brasileira na área de caixas acústicas e alto-falantes.

 

PALESTRA 4:

Título: História e atividades da Audio Engineering Society

Resumo: Apresentação da Sociedade, sua origem, abrangência e atividades.

e

PALESTRA 7:

Título: Energia, Aterramento e Ruídos

Resumo:

Não é áudio, mas afeta e pode comprometer o resultado final do trabalho.

A palestra é uma apresentação de alguns dos conceitos básicos de distribuição elétrica e os efeitos sobre os sistemas de sonorização, assim como algumas das técnicas para eliminar esses problemas. Apesar da ênfase ser direcionada para sistemas de sonorização profissional, muitos dos conceitos e técnicas podem ser aplicados a outras áreas de áudio e até mesmo que não sejam de áudio.

 

Palestrante: Joel Vieira de Brito / AES Brasil

Joel Brito é Engenheiro Eletrônico pela UERJ, pós-graduado em Telecomunicações pela UFRJ, com mais de 30 anos de experiência como projetista e consultor em Engenharia de Áudio e Acústica. Sua forte ligação com a Audio Engineering Society inclui a Presidência da Seção Brasil por 4 anos, a Vice-Presidência da Região da América Latina por 4 anos e o cargo de Tesoureiro nos últimos 7 anos, sempre incentivando a pesquisa nacional na área.

 

PALESTRA 6:

Título: Preservação auditiva nos profissionais de música: um caminho sem volta

Resumo: Nessa palestra serão abordados a importância dos cuidados auditivos que o profissional da música precisa ter para preservar a audição e a relação da fisiologia do sistema auditivo com as mixagens no dia a dia desses profissionais, estabelecendo as conexões entre a audição e o cérebro.
Palestrante: Katya Guglielmi Marcondes Freire / AudiCare

Doutora em Ciências Auditivas pela UNIFESP. Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP. Especialista em Audiologia pelo CFFa. Professora do IAV – Instituto de Áudio e Vídeo – São Paulo. Diretora Clínica da Audicare, especializada no atendimento aos profissionais da Música. Autora de artigos e capítulos de livros sobre Saúde Auditiva em Músicos. Autora do Treinamento Auditivo Musical – treino para as habilidades auditivas do cérebro. Palestrante nacional e internacional sobre saúde auditiva em músicos. Referência nacional na preservação auditiva de importantes ícones da música brasileira.

 

PALESTRA 8:

Título: Profissão de Áudio, O Que É e Sua Realidade Atual

Resumo:

A partir dos resultados de uma pesquisa espontânea dirigida aos profissionais de áudio, é feita uma avaliação do perfil do profissional de áudio brasileiro, suas atividades e áreas de atuação. 

Palestrante: José Pereira Anselmo Jr. / AES Brasil

José Anselmo (Paulista), 57 anos. Educação Formal: curso Superior incompleto (Direito na UERJ, nono período). Nascido em SP Capital em 02/02/1960, mudou-se para o Rio de Janeiro no início de 1976. Começou a trabalhar com áudio no ano de 1977, no início como DJ e técnico em casas noturnas e clubes, mas sempre como atividade paralela a empregos administrativos. Em 1985 começou a viver exclusivamente de áudio. Trabalhou como técnico de PA e monitor com diversos artistas, como Emilio Santiago, Sandra de Sá, Leila Pinheiro, Engenheiros do Hawaii, Flávio Venturini, Cid Guerreiro, Grupo Ginga Pura, José Augusto, Amelinha etc. – a maioria por 2 ou 3 anos e alguns ao mesmo tempo. Em alguns deles exerceu também o cargo de produtor técnico paralelamente. Atuou em empresas como Sigmatec Áudio (Niterói – RJ) e AKS (Rio de Janeiro – RJ). Atualmente é gerente da filial Rio de Janeiro da Tukasom. Quanto a AES, participou de todas as convenções desde a Primeira, no Hotel Copa D’ór, no Rio de Janeiro. É membro da AES desde 22/01/2004. Participa há muitos anos da Diretoria, como conselheiro, Secretário, Vice-Presidente (cargo atual) e Presidente.

 

 

PALESTRA 9:

Título: Aspectos de Acústica no Canto Erudito e Popular

Resumo: A presente exposição pretende introduzir os participantes no universo do estudo científico da fonação, mais especificamente na área do canto, explicitando relações entre arte/estética, as ciências exatas e da saúde. Para tanto, serão expostas bases anatômicas, fisiológicas e acústicas da produção vocal e explorados fenômenos físicos e fisiológicos que permeiam a arte do canto. Serão abordados, a partir de exemplos de áudio, as diferenças entre inteligibilidade no canto erudito e popular, as características do formante do cantor e da interação F1-F0 das sopranos na experiência de cantar e ouvir música erudita, as relações entre pressão subglótica e o controle da frequência e da intensidade, e algumas particularidades do trato vocal, amplificação e retorno de voz no canto popular. (Autores Ana Carolina de Assis Moura Ghirardi e Stephan Paul)

Apresentadora: Ana Carolina de Assis Moura Ghirardi Fonoaudióloga (Universidade Federal de São Paulo). Especialista em Voz. Mestre e Doutora em Fonoaudiologia (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis – SC, Brasil.

 

Compartilhe!