Instruções para Autores

 

========================

15º CONGRESSO DE ENGENHARIA DE AUDIO – AES-BRASIL - 23 a 25 de Outubro de 2017 - Campus da Univ. Fed. de Santa Catarina, Florianópolis – SC, Brasil

em breve informacoes sobre INSCRIÇÕES 

===================================

Atenção: DATA PARA NOTIFICAÇÃO DE ACEITE ou RECUSA: 04/08/2017


TRACKS DE SUBMISSÃO

  • FULL PAPER - artigo completo, e original, tendo no mínimo 6 e no máximo 10 páginas, devendo respeitar o Template disponibilizado. Apresentação com slides e, opcionalmente, com áudio. Duração: 20 min. + 5 min. de perguntas. – submissão através do Sistema JEMS com Template específico – public. anais após aprovação.
  • SHORT PAPER - artigo curto, tendo no mínimo 3 e no máximo 5 páginas, devendo respeitar o Template disponibilizado. Apresentação com slides e, opcionalmente, com áudio. Duração: 15 min. + 5 min. de perguntas. - submissão através do Sistema JEMS com Template específico preenchido - havendo publicação nos anais após aprovação.
  • WORKSHOP - oficina, cujo documento deve conter no mínimo 3 e no máximo 8 páginas, respeitando o Template disponibilizado. Duração máxima de 1 h, com tolerância de 15 min. – Uma oficina apresenta um caráter processual e interativo. Assim, espera-se que o ministrante do WORKSHOP deva coordenar alguma atividade realizada pelos participantes. Em oficinas da AES, quem ministra uma oficina costumeiramente emprega um painel que elenca os aspectos mais inovadores e importantes do tema. A ênfase deve ser na aplicação procurando minimizar apresentacoes exclusivamente teóricas e apresentaçoes limitadas a slides. Deve ser reservado um tempo suficiente para perguntas da plateia, da qual se presume um conhecimento básico do assunto. - submissão através do Sistema JEMS com Template específico preenchido especificando – public. anais após aprovação. 

TRACKS PARA TRABALHOS CONVIDADOS

  • LECTURE (invited) - palestra, cujo documento deve conter no Máximo 12 páginas, devendo respeitar o Template disponibilizado. Apresentação com slides e áudio. Duração: 50 min + 20 min de perguntas. – submissão através do Sistema JEMS com Template específico preenchido - public. anais após aprovação.
  • ROUND TABLE (invited) – Sessão de 1h 30min liderada por um moderador contendo de 3 a 5 convidados na qual é tratado um tema de relevância na atualidade. Formalmente a sessão se inicia por uma pequena exposição por cada convidado com duração de 10 a 15 min. cada um (15 min. para 3 convidados e 10 min. para 5 convidados – dur.: 1ª parte 45 a 50 min.), abrindo em seguida para 3 a 5 perguntas entre os membros da mesa (dur.: 2ª parte – 20 min.) em seguida abrindo para perguntas à plateia   (dur.: 3ª parte – 20 a 25 min.). 
  • MINI CURSO (invited) – Mini cursos tratando de temáticas práticas ou teóricas de interesse, ministrados por reconhecidos especialistas convidados. Título, Resumo condensado da proposta – Nome, Afiliação e CV do Ministrante em 1 peq. parágrafo. Especificar na proposta: Duração. Valor. Eventuais pré-requisitos. Material de consumo. Número de participantes. Critérios de seleção.

TEMPLATES SUBMISSÃO DE TRABALHOS / TEMPLATES WORK SUBMISSION

TEMPLATES PARA TRABALHOS CONVIDADOS / TEMPLATES INVITED WORK


 


IDIOMAS ACEITOS: PORTUGUÊS, ESPANHOL e INGLÊS.


ETAPAS DO PROCESSO DE SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO 
Os artigos submetidos neste 15º CONGRESSO DE ENGENHARIA DE AUDIO – AES-BRASIL serão avaliados em uma etapa, conforme o calendário estabelecido.

  • Uma vez aprovado o Artigo Completo, cada autor deverá providenciar o DEPOSITO FINAL (CAMERA READY) da VERSÃO FINAL do texto junto ao sistema JEMS submissoes.sbc.org.br (AES Brasil 2017), atendendo às observações e indicações dos pareceres dos membros do TPC até 06/09/2017 fazendo um novo upload do seu artigo em *.pdf devidamente adequado e revisto conforme as observações dos pareceristas.

REVISÃO

Os artigos submetidos ao Congresso da AES não são revisados pelo corpo editor e são publicados em suas formas originais, como submetidos. As versões finais devem ser enviadas em formato *.pdf sendo o arquivo nomeado como segue (Sobrenome_AESBR2017.pdf)No caso de sobrenomes de amplo uso, recomenda-se incluir siglas do Prenome. P. ex., para João Paulo SILVA ==> SilvaJP_AESBR2017.pdf

INSTRUÇÕES

Para garantir que os artigos do Congresso da AES sejam consistentes com os objetivos da AES Brasil, as instruções abaixo devem ser consideradas pelos autores.O conteúdo técnico deve ser preciso e coerente. Citação a trabalhos anteriores e/ou de terceiros devem ter seus respectivos créditos.Se o artigo descrever um produto, o conteúdo deve enfocar os aspectos técnicos deste produto (circuito, leiaute, especificações, funções, aplicações, etc).Logomarcas de empresas não devem ser usadas. Nomes de empresas e modelos de equipamentos não devem ser colocados no título ou no resumo, e devem ser mínimos no texto (devem-se usar descrições genéricas).Símbolos e marcas registradas não podem ser colocados no título e/ou no resumo, e preferencialmente não devem ser usadas no texto. Caso marcas registradas apareçam no texto, estas devem indicar junto ao nome o símbolo “™” e deve-se incluir uma nota de rodapé dizendo quem é (são) o(s) detentor(es) destas marcas. Isso deve ser feito na primeira vez que a(s) marca(s) registrada(s) aparecer(em).

RESUMO (ou RESUMEN or ABSTRACT)
O artigo deve conter um resumo ou abstract de 60 a 120 palavras, e um précis com 500 a 750 palavras. Todos os manuscritos devem ser preparados em coluna dupla e folha formato A4, não numeradas. Cite os autores adequadamente, indicando sua afiliação. Certifique-se que um “e” seja colocado antes do último autor. Para cada afiliação indique seu endereço, cidade, estado, código postal e país. Colocar sempre as afiliações uma embaixo da outra. O título abreviado do artigo (no topo à direita da próxima página) deve ocupar somente uma linha, com alinhamento à direita, junto com o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) alinhado(s) à esquerda. O autor deverá adotar RESUMO para os artigos em português, ABSTRACT para os artigos em inglês, RESUMEN para os artigos em espanhol.

TÍTULO DO ARTIGO
No títulos do artigo não usar caracteres em itálico nem sublinhado. A primeira letra do título deve ser maiúscula, as demais minúsculas (p.ex. A criação de um ambiente sonoro automatizado), com exceção dos nomes próprios, científicos, abreviaturas e siglas (p. ex. (1) A regeneração de sinais MCP ; (2) Análise de algoritmos da Transformada Watershed). Quando houver, o subtítulo deve ser separado por dois pontos (p. ex. Análise numérica: uma abordagem sistemática)

TÍTULOS DAS SEÇÕES E SUBSEÇÕES
Os Títulos das Seções devem usar letras maiúsculas, fonte Helvetica (Arial), tamanho 9, estilo negrito, alinhado à esquerda. Os Títulos das Seções e das Subseções e são numerados e começam pelo Número 0 (Zero). Neles, não usar caracteres em itálico nem sublinhado. Os títulos das Seções devem ser escritos em LETRAS MAIÚSCULAS (CAIXA ALTA), fonte Helvetica (Arial), tamanho 9, estilo negrito, alinhado à esquerda. Os títulos das Subseções usam letras Maiúsculas e minúsculas. A fonte deve ser Helvetica (Arial), tamanho 9, estilo negrito, alinhado à esquerda, como na seção principal. Subseções podem ou não ser numeradas.

TÍTULO ABREVIADO NO CABEÇALHO DE CADA PÁGINA
O objetivo do título abreviado nos cabeçalhos não é de identificar o título, mas somente de confirmar a ordenação das páginas. Condensar os termos de forma a guardar o cerne do assunto. Não usar mais que uma linha.

SOBRENOME DOS AUTORES NO CABEÇALHO DE CADA PÁGINA
Para 1 (um) autor: somente o SOBRENOME do autor, sem iniciais.
Para 2 (dois) autores: somente SOBRENOME1 & SOBRENOME2, sem iniciais.
Para 3 (três) autores ou mais: somente SOBRENOME1 ET AL.

NOMES DOS AUTORES E AFILIAÇÃO ABAIXO DO TÍTULO DO ARTIGO
Os Nomes dos autores devem ser indicados por extenso na ordem direta (Prenome Nome) usando fonte Arial tamanho 10. A afiliação refere-se à instituição de origem. Quando for o caso, indicar por extenso da maior abrangência para a menor.

REFERÊNCIAS no corpo do texto
As referências devem ser numeradas e listadas ao final do texto, na seção “Referências Bibliográficas”, e devem ser citadas no texto consecutivamente em ordem numérica e entre colchetes [1] porém representadas conforme ABNT NBR 6023:2002 Informação e documentação – Referências – Elaboração  atendendo NBR 6032:1989 – Abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas – ProcedimentoABNT/NB 938 – Abreviação na descrição bibliográfica – Procedimento

LEGENDAS
É exigido para todas as legendas (Figura, Tabela, etc.) o uso do Estilo “Legenda” (Arial tamanho 7 com texto centralizado)

ESTILO DO TEXTO
O texto deve ser de fácil entendimento e gramaticalmente correto. Palavras e frases não devem ser abreviadas em títulos e resumos, nem na primeira vez que aparecem. Devem-se usar unidades métricas de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI) [2]. Na Tabela 1 estão listadas algumas unidades do SI mais frequentemente usadas, e algumas que não são do SI.

DIREITO AUTORAL (COPYRIGHT)
O texto entre linhas, contido no topo da primeira página do artigo de Convenção da AES Brasil, é de propriedade da Audio Engineering Society e não pode ser reproduzido sem permissão. Os direitos sobre o conteúdo de um artigo de Convenção/Congresso da AES Brasil são do(s) autor(es).
No entanto, submetendo um artigo para apresentação em uma Convenção/Congresso da AES, o autor estará concordando que o AES Journal terá a preferência para publicação. Caso aceito para publicação no AES Journal ou outro “Special Issue” da AES, será solicitada ao(s) autor(es) a transferência dos direitos autorais.

FIGURAS E TABELAS
Figuras, diagramas, gráficos, etc. têm que ser visíveis em impressão preto e branco (P&B). Se forem coloridos, certifique-se de que as identificações serão coerentes em impressão P&B. Isso pode ser feito com indicações textuais no próprio gráfico. Use linhas não menores que 1/2 ponto. As figuras podem ocupar uma ou duas colunas. Figuras e tabelas devem ser colocadas sequencialmente no texto, e próximas de onde são indicadas, sempre que possível. Todas as figuras devem ser numeradas e referenciadas no texto por extenso (por exemplo: “Figura 1”, e não “Fig. 1”). O estilo rápido para formatar as legendas no Word é Legenda.

EQUAÇÕES
As equações devem ser numeradas sequencialmente, entre parênteses, estando destacadas em linha própria. São citadas no texto da seguinte forma: “Equação 1″

REFERÊNCIAS ao final do texto
[1] AUDIO ENGINEERING SOCIETY, Convention Paper Template, 110th AES Convention, Amsterdam, The Netherlands.
[2] INMETRO, Sistema Internacional de Unidades, Inmetro, 2012, Duque de Caxias, Brasil. Disponível em
http://www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes/ Acesso em 5 de nov. 2012

DATAS IMPORTANTES
Prazo Final para Submissão de Artigos  07/07/2017
Notificação de Aceite ou Recusa de Artigos  04/08/2017
Depósito Final / (Camera Ready)  06/09/2017 (inclusive Palestras convidadas)